Home » O guia de Paris
Guia de viagem

O guia de Paris

Paris, também conhecida como a cidade do amor, da luz, da alta gastronomia e da arte … é um daqueles destinos que surpreende o tempo inteiro. Por aqui, a comida e o vinho são celebrados, a cultura é sedutora, elegante e ao mesmo tempo intrigante.

Saiba mais sobre a França

Romântico, intelectual, informal ou seja lá qual for o seu estilo, a capital francesa é um destino onde todos se sentem em casa. Preparados para a viagem? Antes de embarcar no próximo avião, leia aqui: dicas, informações e conselhos para a sua primeira ida a Paris!

shutterstock_205236748

Entenda Paris:

A cidade parisiense é a única da Europa que é definida por um rio. Em Paris, a grande estrela é o Rio Sena… ele é a referência para tudo: as distâncias são medidas a partir dele e os números das ruas determinados por ele. Além disso, é através do rio que a capital se divide em duas áreas conhecidas como: a margem direita (do lado norte do rio) e a margem esquerda (ao sul do rio). Quase todos os principais pontos turísticos ficam nas margens do Sena ou próximos a ela. Por isso, durante a viagem, ele será o seu principal “guia”.

Usando o transporte público de Paris:

Essa é uma informação preciosa. Na capital Francesa os seus principais meios de transporte, serão, o trem (RER) e o metrô! Até mesmo do aeroporto até o hotel, você pode e deve utilizar o transporte público. Por aqui, quase ninguém usa táxi. Eles são caríssimos e dependendo do horário, mais lentos. Ao andar por Paris, você vai notar que em cada cantinho existe uma estação de metrô te esperando! E não pense que é miragem… em Paris, as linhas de metrô são extremamente bem distribuídas, sendo o 2º maior sistema de metrô do mundo!

Existem 5 linhas de RER, que são identificadas por cores e letras (de A a D) e 14 linhas de metrô, identificadas pela letra M, diferentes cores e números. Por isso, não se assuste ao ver o enorme mapa das linhas, as placas são bem sinalizadas e de fácil entendimento.

Antes de comprar o seu bilhete, leve sempre em consideração o tempo que vai passar na cidade e quais zonas quer visitar. Vale lembrar que as zonas 1 e 2 englobam a maior parte dos pontos turísticos mais famosos.

Tipos de Ticket:

Ticket t+: Com esse ticket é possível ter acesso a todas as linhas do metrô, dentro do centro de Paris: zonas 1,2 e 3. E também às linhas de trem que passam pela zona 1. Ele custa cerca de € 1,90 e você tem o período máximo de 90 minutos para fazer conexões com ônibus. Ainda na mesma modalidade, existe a opção de compra do “Carnet 10 voyages”, pacote com 10 bilhetes que custa cerca de €14,50. Vale lembrar que, com esse ticket você pode fazer quantas baldeações forem necessárias até chegar ao destino final, dentro do período máximo de 1:30h.

Billet Origine-Destination (origem/destino): Esse ticket é valido para uma viagem na linha ferroviária (RER), quando o ponto de partida ou o destino forem fora da cidade de Paris. Os tickets de ida e volta são separados e o preço varia de acordo com a distância percorrida.

Paris Visit: É o mais utilizado pelos viajantes. Você pode escolher entre, 1,2,3 ou 5 dias consecutivos. Também é possível escolher entre duas opções de zonas: 1 a 3 ou 1 a 5. Atenção, nunca esqueça de preencher o seu nome e a data de utilização no bilhete, ele é pessoal e intransferível. Se você for parado pela fiscalização e não tiver o nome no ticket, estará sujeito a multa.

Clima de Paris e quando ir:

Made in Paris - Theater

Como já dizia a sabia atriz Audrey “Paris sempre é uma boa ideia” seja lá qual for a estação do ano. Porém, aqueles que já foram, recomendam as estações da primavera (de 21 de março a 21 de junho) e verão (de 21 junho a 21 de setembro), já que o frio dá uma trégua e os passeios ao ar livre se tornam ainda mais agradáveis.

Temperatura média na primavera:

Março: temperatura média entre 4°C e 12°C.
Abril: temperatura média entre 6°C e 16°C.
Maio: temperatura média entre 10°C e 20°C.

Temperatura média no verão

Junho: temperatura média entre 13°C e 23°C.
Julho: temperatura média entre 15°C e 25°C.
Agosto: temperatura média entre 14°C e 24°C.

Principais pontos turísticos:

Tour Eiffel

shutterstock_193441724

A Torre Eiffel, símbolo da capital francesa, é um dos ponto turístico mais visitados de Paris e do mundo. Visitar Paris e não conhecer a torre, é sem dúvida, uma viagem incompleta! O incrível monumento criado pelo engenheiro Gustave Eiffel é parada obrigatória! A dica é observá-la do Trocadéro, de onde se tem a melhor vista da Tour Eiffel… depois de algumas fotos você estará pronto para se aproximar e finalmente subir na torre.

À noite, a Torre Eiffel se ilumina e fica ainda mais encantadora. Após o pôr do sol, a cada hora cheia, acontece um show de luzes que surpreende todos os viajantes que assistem.

Musée du Louvre

shutterstock_398477848

Respirando arte, nada mais justo que começarmos por um dos maiores museus do mundo. Entre o seu extenso acervo, a obra mais famosa de Leonardo da Vinci, La Jaconde ou Monalisa, como a conhecemos no Brasil, é provavelmente a selfie mais disputada. O Louvre é um verdadeiro labirinto artístico, sendo humanamente impossível em uma única visita, apreciar todas as obras que ele abriga. Por isso, tenha em mente quais obras você deseja conhecer, isso ajudará a otimizar o seu tempo. O ideal é reservar dois dias, dedicados somente ao museu.

Arc de Triomphe

shutterstock_311042945

O Arc de Triomphe, um monumento construído por Napoleão em homenagem aos soldados que morreram em guerras, é um dos principais símbolos da capital francesa. A dica aqui é subir ao topo do Arco para apreciar a vista privilegiada do local. Lá de cima, pode-se ver as 12 avenidas, que ali se encontram com a praça Étoile, formando uma estrela. O Arc de Triomphe é mais uma das maravilhas apresentadas pelo plano urbanístico da cidade.

Cathédrale Notre-Dame

A Igreja construída em homenagem a Mãe de Jesus, em estilo gótico e com diversos detalhes arquitetônicos, recebe milhares de turistas o ano todo. Localizada às margens do Rio Sena, é uma das catedrais mais visitadas pelos turistas. A catedral indica o ponto zero da cidade. Uma pequena placa no solo, marca o cálculo de todas as distâncias geográficas da cidade. Muitas pessoas associam a catedral, com o filme da Disney: ‘O corcunda de Notre- Dame’, inspirado no livro do autor francês Victor Hugo, que tem como cenário principal a Catedral. Suba até o topo e admire a maravilhosa vista da cidade.

Château de Versailles

shutterstock_53508787

Reserve um dia, para uma verdadeira imersão no luxuoso e gigantesco palácio francês. O Castelo que foi um símbolo monárquico, hoje em dia é considerado um dos maiores palácios do mundo… eleito patrimônio mundial da Unesco, esse incrível châteu possui mais de 700 quartos em estilo barroco.

O Jardin de Versailles é um espetáculo a parte. No seu eixo central está o Grand Canal criado para refletir o sol poente. Ainda no jardim, existem outros dois palácios menores: o Grand Trianon, onde o rei Luís XIV conseguia fugir da rígida vida na corte para um cantinho com mais sossego, e o Petit Trianon que foi um ninho de amor construído por Luís XV.

Durante o passeio aproveite para almoçar no La Petite Venise, no coração do Grand Canal ou degustar os famosos macarons Angelina, que fica no Pavillon D’Orleans. Para os mais românticos, a sugestão é fazer um piquenique no jardim.

Comentar

Clique aqui para comentar

Cadastre-se

Receba promoções exclusivas direto no seu e-mail.

Pacotes de Viagem Reservas de Hospedagem Destinos de Lua de Mel

HU Compartilha